Uma Igreja que nos acompanha
A vocação é o ponto de encontro entre Deus e a pessoa e que nesse encontro se unem duas liberdades: a de Deus que chama e a nossa que corresponde ao chamado. Por isso devemos estar atentos aos sinais de Deus e cultivar os meios para isto, como por exemplo, a oração.
Agora bem, é importante lembrar que não estamos sozinhos nesta difícil missão de responder a vontade de Deus, contamos com o apoio da Igreja que nos proporciona muitos meios para nos ajudar tanto no discernimento da vocação, quanto no auxílio para sermos mais fiéis e perseverantes.
E esse apoio da Igreja é um direito de todo o fiel, como nos diz o Código de Direito Canônico, Cânon 213: “Os fiéis têm o direito de receber dos Pastores sagrados, dentre os bens espirituais da Igreja, principalmente os auxílios da Palavra de Deus e dos sacramentos”.
Acontece que muitas vezes temos vergonha de pedir ajuda, outras vezes falta coragem de procurar alguém que pode nos ajudar. Mas não deve ser assim, todos nós temos o direito de ser acompanhados nessa difícil missão de discernimento vocacional.
A Igreja, com toda Sua estrutura visível, e porque não dizer também invisível, está a serviço do Povo de Deus. E no que diz respeito ao discernimento vocacional todo o fiel pode encontrar na Igreja toda ajuda de que necessita para responder a Vontade de Deus, especialmente “os auxílios da Palavra de Deus e dos Sacramentos”, que são os principais bens da Igreja. Mas não só isso, todo fiel pode contar também com o acompanhamento mais personalizado para chegar a conhecer qual é a Vontade de Deus para sua vida, e assim conhecer o próprio Deus para amar e servir a Ele e aos irmãos.
É isso que a Igreja deseja para cada um de seus membros desde suas origens, e confirmamos isso junto com São Paulo em sua carta aos Efésios, quando diz: “Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade, a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. (Efésios 3,17-19)
Através dos seus membros a Igreja acompanha o Povo de Deus, no Caminho, através da Verdade para a Vida Eterna junto do Pai (Cf. Jo 14,6). E nós vemos como é necessário apoiar e acompanhar o caminho para escolhas autênticas, essa é a forma que a Igreja exerce a sua função materna gerando os filhos de Deus, acompanhando-os na liberdade de cada um.
Este serviço é uma continuação da forma como o Deus age para o Seu Povo: através de uma presença constante e cordial, uma proximidade dedicada e amorosa e uma ternura sem limites.
Assim sendo, não só os sacerdotes, mas muitos membros da Igreja se encontram à disposição para atender àqueles que sentem inquietação vocacional ou buscam maneiras de melhor serem fiéis a Deus na sua vocação.
Padre Gabriel Santos da Silva.
Reitor do Seminário Maria Auxiliadora - Dois Irmãos.
Padre Ariel Luiz Bühler
Promotor Vocacional na Diocese de Novo Hamburgo.