Vivemos um momento muito favorável no que diz respeito à vocação, o mundo inteiro a partir do Sínodo dos Bispos de 2018 tem refletido sobre essa dimensão de nossas vidas da qual ninguém pode menosprezar o fato do discernimento vocacional ser um momento um tanto quanto difícil e que nenhum de nós pode se sentir privilegiado de passar por essa experiência sem alguma dificuldade, sem ter sofrido alguma crise existencial.
Realmente ninguém, absolutamente ninguém está livre de em algum momento de sua vida ser interpelado pelas perguntas: Para que Deus me criou? O que Deus quer de mim? Qual será minha vocação?
De fato, é na vocação e através dela, acontece um especial contato entre Deus e a pessoa. Há um diálogo entre Deus e a pessoa, no qual esta possui total liberdade de seu agir, e é constituída dessa liberdade justamente porque é colocada diante do Deus que a chama. Na vocação há um encontro entre duas liberdades: a perfeita, de Deus e a imperfeita, nossa, que pode crescer e ser sempre mais livre à medida que a pessoa chamada aceita a proposta d’Aquele que chama. Na vocação Deus conhece a pessoa e a pessoa conhece a Deus, e nessa relação sente-se amado de maneira absolutamente pessoal, de algum modo sente-se importante para Deus e diante d’Ele. E talvez o mais bonito de tudo isso seja que estando diante de Deus, O conhecemos e conhecemos a nós mesmos, nossos recursos e possibilidades, medos e resistências, que, às vezes nos colocam em fuga de Deus, em luta com Ele.
Essa descoberta provoca a pessoa diante de suas experiências, sente-se chamado a todo tempo, cada situação é uma vocação. Rezar, por exemplo, é um chamado a estar diante de Deus para deixar-se envolver por Ele. O chamado é algo totalizante, é o que define a vida inteira e lhe confere sentido. A vida é vocação! A vocação é um chamado constante em nossas vidas. Não pode existir um só instante da vida, no qual o Pai, Deus, não nos chame.
Conscientes de que “Vocação é o ponto de encontro entre Deus e a pessoa” e que desse constante chamado o Senhor deseja que estejamos atentos aos sinais e a graça necessária que Ele nos concede a cada momento para respondermos a Sua Divina Vontade, a nossa vocação, e assim alcançarmos a tão desejada santidade e encontrarmos a verdadeira felicidade.